segunda-feira, 6 de agosto de 2012

ROMA ANTIGA

<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/S9yXBS-UIWE" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Resumo sobre a Roma Antiga: Tudo sobre a Civilização Romana, Sociedade 



…A Civilização Romana foi de extrema importância, principalmente para o mundo ocidental, onde mais influenciou. A herança deixada pelos romanos ultrapassa os campos da literatura, arquitetura e direito, e mostra como uma pequena aldeia foi capaz de se tornar um grande Império admirado e respeitado até os dias de hoje. ……………Roma demonstrou ser uma potência imperialista, expandiu seu território e conquistou regiões importantes para o seu desenvolvimento, o que possibilitou grande crescimento econômico e o início de sua ascensão. ……………Após a crise que afetou a República devido o grande número de escravos e o desequilíbrio social, Roma conheceu um de seus maiores governantes: Julio César. Julio César instaurou uma série de reformas a República e foi de suma importância na fase de transição para o Império. . Estátua de Augusto, o primeiro Imperador Romano . ……………Seu sucessor Augusto também não ficou atrás. Seu tempo de governo ficou conhecido como um dos mais prósperos do Império Romano, que nessa época já era incrivelmente forte e poderoso. ……………A religião romana, como pudemos ver no trabalho, foi muita influenciada pelos gregos. Seus deuses eram passíveis de erros, ainda que imortais e representavam a natureza e suas formas. Muito diferente do que ocorre hoje, na época os cristãos eram duramente perseguidos por não adorarem os deuses romanos e por serem monoteístas. ……………Somente no governo de Constantino que foram permitidos os cultos cristãos sendo que mais tarde o cristianismo se tornaria a religião oficial de Roma. . . ……………O declínio do Império Romano se iniciou no Baixo Império, quando uma crise econômica e militar obrigou a região a ser dividida em dois, surgiram então o Império do Oriente e o Império do Ocidente. ……………A parte Oriental de manteve por alguns séculos, mas não podemos dizer o mesmo da parte Ocidental, onde a grande extensão territorial e a corrupção fez com que perdesse o controle sobre as fronteiras e acabasse sendo invadido por bárbaros. A intensidade e a frequência dessas invasões levou ao fim do Império Romano do Ocidente por volta do ano de 470. ……………Mesmo nos dias de hoje podemos compreender quais os fatores que levaram a ascensão do Império Romano e ao seu declínio. O investimento em armamento e em infraestrutura militar ajudou o povo romano a expandir o seu território e garantir sua hegemonia. Foi justamente a sua fragmentação que o levou a decadência da parte Ocidente já que gerou instabilidade e reduziu as condições de defesa a invasões. . . ……………A presença de líderes notáveis também contribuiu para o fortalecimento do Império e o seu crescimento econômico. ……………Por fim confirmamos a afirmação inicial desta conclusão que manifesta a importância do Império Romano para ao mundo Ocidental. Todos os campos de sua sociedade influenciou de alguma forma o nosso cenário atual. A visibilidade dessa civilização e a sua trajetória também nos permitiu conhecer melhor o período histórico em seu contexto.


 …………….O que você achou do resumo??? Deixe o seu comentário.

HISTÓRIA: ILUMINISMO

 


 Iluminismo - Século das Luzes



O Iluminismo, ou a Época das Luzes, ocorreu em meados do século XVIII não existindo consenso quanto à altura certa em que surgiu. Veio revolucionar a mentalidade obscurantista que se tinha naquela altura, desenvolvendo àreas como a ciência, a filosofia, as humanidades. Já não se baseavam apenas no Passado, procurando também através da experiência (experiencialismo) comprovar as suas teorias. Existiram muitos iluministas importantes, entre os quais:
Montesquieu: que defendia que os poderes deveriam ser separados do Estado;
Voltaire: era um apologista da liberdade intelectual, contestando diversas ideias religiosas. Também ficou conhecido por defender uma monarquia esclarecida.
Rosseau: que apoiava os contratos sociais, ou seja, a soberania popular, em que a população deveria escolher quem a governava, podendo depô-lo se estivesse descontente com as medidas tomadas.
Descartes: que afirmava que não se devia confiar tanto nos sentidos humanos, devíamos tentar comprovar o mesmo através da experiência.
Com o Iluminismo, a burguesia ganhou preponderância e a igualdade surgiu de forma moderada. Assim sendo, o regimes absolutistas deixaram de se registar com tanta frequência e o 'senso comum' surgiu mais liberal, apoiando até o fim da escravatura.
Os iluministas defendiam que os homens podiam mudar o mundo para um lugar melhor, através do pensamento, do conhecimento, defendidos pelos 'ideais das luzes'.
(http://nomundoiluminismo.blogspot.com.br/ )


https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?key=0AmL3KKF9WWD5dHN0RkdmYzByVklvRXdWNHI1MjhkMEE