terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Atividade para o primeiro e segundo ano

Prezado aluno, acesse os links abaixo e produzam um resumo sobre os temas em referência com no mínimo 12 linhas, no seu caderno.



REVOLTAS REGENCIAIS  -  PARA O SEGUNDO ANO



01 - http://blogdoprofessorrodrigo.wordpress.com/2011/05/22/resumo-revoltas-regenciais/


02 - http://novahistorianet.blogspot.com.br/2009/01/regncia-e-as-revoltas-regenciais.html

03 - http://www.sofi.com.br/node/507



CULTURA MEDIEVAL PARA O PRIMEIRO ANO



01 - http://www.sohistoria.com.br/ef2/cultmedieval/

02 - http://www.cienciashumanas.com.br/resumo_artigo_597/artigo_sobre_cultura_medieva

03 - http://www.infoescola.com/historia/igreja-e-cultura-medieval/


Professor Toinho



terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Revisão dos consteudos do 4º período do primeiro e segundo anos ano




 Prezado aluno acesse  a página abaixo e realize  a  presente atividade que tem por objetivo revisar os conteúdos trabalhados, através de exercícios de fixação.








Revolução Francesa e A Construção do Estado Brasileiro






Postado pelo professor Toinho

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Web Quest filosofia Politica.

-->
Tema – Propriedade Privada.

Introdução: Caríssimos alunos do terceiro ano, em um mundo de desigualdades produzidas a partir da exploração do homem pelo homem, Rousseau encontra na propriedade privada o inicio da desigualdade social, leia o que ele escreve: “O primeiro homem que, tendo erguido uma cerca em volta de seu terreno e proclamado - isto me pertence! - encontrou gente ingênua o suficiente para acreditar nele, foi o fundador de sociedade civil.” Assim como, Karl Marx em sua vasta obra salienta que a História da humanidade é a História da exploração das relações entre opressor (detentor dos meios de produção) e oprimido (detentor da força de trabalho), ora explicita, ora disfarçada.
A Propriedade privada e a exploração do homem são os princípios da desigualdade social? Para resolver esta indagação precisamos resolver os seguintes

Tarefas
  • observe a seguinte foto.

  • Produza um texto relacionando o pensamento de J.J. Rousseau e Karl Marx com a foto a cima.
  • Selecione três fotos jornalisticas (O Estadão, Folha de São Paulo, O Globo, O Povo, Diário do Nordeste) crie uma apresentação em slides fundamentando sua escolha.
Processo: para relembrar os nossos pensadores:
Roussea

Para a seleção de imagens:

Avaliação
  • A avaliação se dará a partir do empenho de cada equipe na apresentação dos Slides e na leitura dos textos pelos alunos em sala, levando em consideração interesse, organização e fundamentação.
Conclusão
  • No final é esperado que o aluno compreenda de forma clara a importância desses dois pensadores para a construção da filosofia politica e como base para a critica aos nossos modelos de dominação social.