História :





Atividade para sala para o primeiro e segundo ano

Prezado aluno, em base nos textos das páginas abaixo, produzir um resumo de no mínimo 12 linhas sobre os respectivos temas


ATIVIDADE PARA O SEGUNDO ANO: ABDICAÇÃO DE DOM PEDRO I

ATIVIDADE PARA O PRIMEIRO ANO: HISTÓRIA DO CRATO















Webquest - Construção do Estado Brasileiro -->




INRODUÇÃO:

     A vinda da família real portuguesa e o estabelecimento da Corte no Rio de Janeiro, em 1808, são marcos cruciais do processo de Independência do Brasil.
     O Brasil foi elevado à categoria de sede da Monarquia lusitana e capital do IMPÉRIO Colonial. Para acomodar o governo monárquico português foi necessário efetuar uma série de melhoramentos e benfeitorias, além da modernização das estruturas estatais. No transcurso dos quatorze anos em que a Monarquia lusitana permaneceu sediada no Brasil a colônia passou por uma série de mudanças políticas e econômicas significativas.
     Ao retornar a Portugal, a Monarquia lusitana pretendeu submeter o Brasil à condição de colônia portuguesa, fato esse que teve reação contrária pelas classes dominantes brasileiras, e dai tem início o movimento em prol da Independência do Brasil.
     Como se deu o Processo de Construção do Estado Brasileiro?

TAREFAS:
  1. Ler os textos indicados nos sites abaixo.
  2. Responder as seguintes perguntas:
  • 1 – Quem liderou o processo de Formação do Estado Brasileiro?
  • 2 – Como foi recebido no exterior a notícia da Independẽncia do Brasil , e qual o primeiro país a reconhecer essa independência?
  • 3 – Que decisão tomou Dom Pedro I quando sentiu que a maioria dos deputados constituintes poderiam aprovar um projeto diferente do seu?
    NOTA: Responder no seu caderno​
  1. Participar do jogo da Independência do Brasil.

PROCESSOS:
  • Leia os textos indicados nos sites abaixo.
  • Responda as perguntas relacionadas ao tema no seu caderno.
  • Participe do Jogo online.
Links:
Estado Brasileiro1



Jogo:



AVALIAÇÃO:
  • 1 – Coerência entre as perguntas e respostas;
  • 2 - Empenho e participação;
  • 3 - organização na disposição da tarefa.

CONCLUSÃO: Com essa Web Quest acredita-se que os alunos poderão adquirir uma maior percepção sobre o referido tema.



Postado pelo Professor Toinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário