Iluminismo - Século das Luzes
O Iluminismo, ou a Época das Luzes, ocorreu em meados do século XVIII não existindo consenso quanto à altura certa em que surgiu. Veio revolucionar a mentalidade obscurantista que se tinha naquela altura, desenvolvendo àreas como a ciência, a filosofia, as humanidades. Já não se baseavam apenas no Passado, procurando também através da experiência (experiencialismo) comprovar as suas teorias. Existiram muitos iluministas importantes, entre os quais:
Montesquieu: que defendia que os poderes deveriam ser separados do Estado;
Voltaire: era um apologista da liberdade intelectual, contestando diversas ideias religiosas. Também ficou conhecido por defender uma monarquia esclarecida.
Rosseau: que apoiava os contratos sociais, ou seja, a soberania popular, em que a população deveria escolher quem a governava, podendo depô-lo se estivesse descontente com as medidas tomadas.
Descartes: que afirmava que não se devia confiar tanto nos sentidos humanos, devíamos tentar comprovar o mesmo através da experiência.
Com o Iluminismo, a burguesia ganhou preponderância e a igualdade surgiu de forma moderada. Assim sendo, o regimes absolutistas deixaram de se registar com tanta frequência e o 'senso comum' surgiu mais liberal, apoiando até o fim da escravatura.
Os iluministas defendiam que os homens podiam mudar o mundo para um lugar melhor, através do pensamento, do conhecimento, defendidos pelos 'ideais das luzes'.
(http://nomundoiluminismo.blogspot.com.br/ )
https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?key=0AmL3KKF9WWD5dHN0RkdmYzByVklvRXdWNHI1MjhkMEE
Nenhum comentário:
Postar um comentário