segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Web Quest filosofia Politica.

-->
Tema – Propriedade Privada.

Introdução: Caríssimos alunos do terceiro ano, em um mundo de desigualdades produzidas a partir da exploração do homem pelo homem, Rousseau encontra na propriedade privada o inicio da desigualdade social, leia o que ele escreve: “O primeiro homem que, tendo erguido uma cerca em volta de seu terreno e proclamado - isto me pertence! - encontrou gente ingênua o suficiente para acreditar nele, foi o fundador de sociedade civil.” Assim como, Karl Marx em sua vasta obra salienta que a História da humanidade é a História da exploração das relações entre opressor (detentor dos meios de produção) e oprimido (detentor da força de trabalho), ora explicita, ora disfarçada.
A Propriedade privada e a exploração do homem são os princípios da desigualdade social? Para resolver esta indagação precisamos resolver os seguintes

Tarefas
  • observe a seguinte foto.

  • Produza um texto relacionando o pensamento de J.J. Rousseau e Karl Marx com a foto a cima.
  • Selecione três fotos jornalisticas (O Estadão, Folha de São Paulo, O Globo, O Povo, Diário do Nordeste) crie uma apresentação em slides fundamentando sua escolha.
Processo: para relembrar os nossos pensadores:
Roussea

Para a seleção de imagens:

Avaliação
  • A avaliação se dará a partir do empenho de cada equipe na apresentação dos Slides e na leitura dos textos pelos alunos em sala, levando em consideração interesse, organização e fundamentação.
Conclusão
  • No final é esperado que o aluno compreenda de forma clara a importância desses dois pensadores para a construção da filosofia politica e como base para a critica aos nossos modelos de dominação social.


Um comentário: